Siga nossas redes sociais!
contato@letyviagens.com.br - (38) 99199-8885

Sobre Minas Gerais

TOP 10

BELO HORIZONTE

Belo Horizonte é a capital e um dos principais destinos turísticos de Minas Gerais para quem busca viajar pelo estado. Fácil de ser explorada, com diversas atrações gratuitas e roteiros culturais e gastronômicos maravilhosos, BH cabe bem em um feriado prolongado e aquelas viagens de última hora. E, mesmo que você esteja embarcando rumo a outros destinos de Minas Gerais, sempre vale uma passadinha por Belo Horizonte, já que não falta o que fazer em Belo Horizonte.

Uma visita a BH pode começar pela Lagoa da Pampulha, onde estão atrações como a Igrejinha de São Francisco de Assis, a Casa Kubitscheck, a Casa do Baile e o Museu de Arte da Pampulha – MAP. Depois siga, rumo ao centro da cidade, onde a Praça da Liberdade abriga espaços culturais como o Centro Cultural Banco do Brasil, o Memorial Minas Gerais, o Museu das Minas e do Metal, o Espaço do Conhecimento da UFMG e a Casa FIAT de Cultura. Bem pertinho vale ainda conferir o Centro de Arte Popular, o Museu Mineiro e o Museu Histórico Abílio Barreto para fechar o tour. Com mais tempo na cidade, vá ao Mirante do Mangabeiras ou à Praça do Papa para um lindo pôr do sol. E, claro, não deixe de passar pelo Mercado Central para degustar alguns quitutes mineiros!

CAPITÓLIO

As águas de Capitólio deram fama de “Mar de Minas Gerais” à região. Com dezenas de cachoeiras e banhada pelo incrível Lago de Furnas, Capitólio desponta como um dos melhores lugares para viajar em Minas Gerais, especialmente para os amantes de natureza. E como Capitólio tem muitas atrações com fácil acesso, a cidade se torna um excelente destino de turismo em Minas Gerais para curtir com toda a família!

Capitólio é a principal base para quem deseja explorar as maravilhosas cachoeiras e atrações nos arredores do Lago da Represa de Furnas, mas a cidade não é a única na região. Grande parte das atrações de Capitólio, na verdade, ficam em cidades vizinhas, especialmente em João Batista do Glória e São José da Barra, Na prática, elas são coladinhas uma a outra e o ideal é aproveitar todas elas!

Para começar a viagem, experimente um passeio de lancha pelo Lago de Furnas e veja bem de perto os Cânions de Capitólio, um dos principais pontos turísticos de Minas Gerais. Durante o dia de navegação, você poderá visitar diversas cachoeiras, além de curtir bares flutuantes e restaurantes com linda vista para o Lago de Furnas.

Depois, suba ao Mirante dos Cânions para ver a grandiosidade do Lago de Furnas, uma das icônicas imagens de Capitólio! Quando terminar o passeio, siga rumo a alguns circuitos de cachoeiras, entre eles as Cachoeiras da Trilha do Sol, as Cachoeiras Paraíso Perdido, as Cachoeiras Pé da Serra, o complexo da Cachoeira da Capivara e as Cachoeiras do Retiro Viking. Todos maravilhosos e com algumas das melhores cachoeiras de Capitólio. Há muito o que fazer em Capitólio, uma das melhores cidades para conhecer em Minas Gerais. Aproveite!

CONGONHAS

A cidade histórica de Congonhas, um dos principais pontos turísticos de Minas Gerais, preserva algumas das mais importantes obras de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Um paraíso para os amantes da arte, que podem conferir no local peças de incalculável valor. Quem visita Congonhas tem a chance de ver bem de perto a obra “Os Doze Profetas”, com esculturas esculpida em tamanho real e que adornam o adro do Santuário do Bom Jesus dos Matosinhos. A obra, que data do século XVIII, é protegida pela Unesco e considerada Patrimônio Cultural da Humanidade e, certamente, um dos melhores lugares para conhecer em Minas Gerais. 

Além das esculturas, será possível conferir ainda a Igreja do Bom Jesus de Congonhas e seis capelas que retratam os Passos da Paixão de Cristo, todas adornadas com obras de Aleijadinho. Para completar a visita à cidade, não deixe de ir ao Museu de Congonhas, onde um moderno acervo explica o passo a passo da obra de Aleijadinho e mostra as imagens em detalhes. É uma excelente maneira de entender a importância do local para a história, cultura e arte mineira.

DIAMANTINA

Diamantina é um das mais bem preservadas cidades históricas de Minas Gerais, tanto que recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Ponto de partida da rota conhecida como Estrada Real, Diamantina reserva preciosidades que vão além da história ligada à extração de diamantes no século XVIII. Os charmosos casarões e igrejas centenárias que compõem as ruas de pedras estão entre as maiores atrações de Diamantina. E é esse cenário impressionante que serve de palco para o maior espetáculo local: a Vesperata. O show, que reúne dezenas de instrumentistas nas varandas dos edifícios históricos, é comandado por um maestro em meio ao público e emociona a todos os turistas que têm o privilégio de assistir ao espetáculo.

Aproveite um feriado prolongado para percorrer as intensas ladeiras do Centro Histórico; tomar um banho de cachoeira; visitar lindas igrejas, entre elas a Igreja Nossa Senhora do Carmo, a Igreja de São Francisco de Assis e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos; fazer belas fotos no Instituto Casa da Glória, um dos ícones da arquitetura local; e aproveitar a boa culinária mineira, preferencialmente aos pés de uma árvore na encantadora Vila do Biribiri. Se estiver na dúvida por onde começar a viagem, confira nossas dicas com o que fazer em Diamantina, uma das melhores cidades históricas de Minas Gerais.

INHOTIM – BRUMADINHO

Minas Gerais oferece aos turistas um dos mais incríveis museus do mundo! O Inhotim é um espaço impressionante e, por si só, já merece a viagem até a cidade de Brumadinho. O Instituto Inhotim, um dos principais pontos turísticos de Minas Gerais, é um mix de museu de arte contemporânea a jardim botânico, e tudo funciona em perfeita harmonia. São dezenas de galerias de arte conectadas por percursos ao ar-livre (que podem ser percorridos a pé ou em carrinhos elétricos) em meio a enormes áreas verdes. Tão grandes que é impossível percorrer todo o Inhotim em apenas um dia. Se estiver passando por Belo Horizonte ou viajando por Minas Gerais, não deixe de incluir uma visita ao Inhotim!

MARIANA

Uma visita a Ouro Preto jamais estará completa sem uma passadinha por Mariana. As duas foram uma dupla quase imbatível no roteiro pelas cidades históricas de Minas Gerais e merecem a viagem conjunta. Mariana ainda preserva parte da história colonial brasileira, especialmente ligada ao período do Ciclo do Ouro em Minas Gerais. Quem visita Mariana poderá conferir de perto belas igrejas, casarões coloniais, pequenos museus e ainda vivenciar o ar de antigamente que torna Mariana um destino imperdível no estado. Sem falar no maravilhoso passeio de trem que liga Ouro Preto a Mariana e que, por si só, já vale a viagem!

Uma das grandes estrelas de Mariana é a Igreja de São Francisco, que conta com nave e sacristia pintadas por Mestre Ataíde (que tem os restos mortais sepultados na igreja) e púlpitos em pedra sabão são atribuídos a Aleijadinho. Ao lado dela, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, que sofreu um triste incêndio em 1999 e perdeu parte do teto, tem um belo altar-mor ainda preservado.

De frente às igrejas, a Casa da Câmara e Cadeia (aberta à visitação) preserva mobiliário e arquitetura dos séculos XVIII e XIX, enquanto um pelourinho resgata a memória dos tristes dias de trabalho escravo. Além das duas grandes igrejas, vale ainda conferir a Catedral Basílica da Sé e a Basílica de São Pedro dos Clérigos, que foge ao padrão da arquitetura colonial brasileira e oferece linda vista para Mariana. Para completar o passeio, dê uma voltinha pela Praça Gomes Freire e, ao retornar a Ouro Preto, faça uma parada para conhecer a Mina da Passagem.

OURO PRETO

Ouro Preto é o principal destino entre o roteiro de cidades históricas de Minas Gerais. Fundada no século XVIII – período que o Brasil era colônia -, Ouro Preto reserva paisagens e obras de arte de incalculável valor, além de alguns dos principais pontos turísticos de Minas Gerais. Em meio a incontáveis ladeiras, o viajante poderá apreciar traços importantes da arquitetura colonial, obras de alguns dos mais expressivos nomes da arte nacional – como Aleijadinho e Mestre Ataíde – e também experimentar os mais tradicionais sabores mineiros. Claro! Ouro Preto consegue manter os viajantes que chegam à cidade entretidos a todo instante. Há muito o que fazer em Ouro Preto, incluindo maravilhosos museus, igrejas e mirantes que merecem paradas fotográficas.

Para começar o tour por Ouro Preto, percorra igrejas como a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, a Igreja de São Francisco de AssisIgreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e a Igreja de Santa Efigênia. Se você curte museus, visite o Museu da Inconfidência, o Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas/ UFOPS (com um pôr do sol incrível), o Museu de Arte Sacra de Ouro Preto e o Museu Aleijadinho.

Com mais tempo, aprofunde-se na história do ouro visitando algumas minas desativadas, como a Mina da Passagem. E depois do sobe e desce de ladeiras, aproveite os sabores mineiros. Há muita opção de onde comer em Ouro Preto e todas são sempre deliciosas! 

SÃO JOÃO DEL REI

A cidade de São João del Rei divide com Tiradentes a mesma história. Povoada no início do século XVIII, quando foram descobertas grandes minas de ouro e metais preciosos, São João del Rei chegou a ser uma das mais ricas cidades de Minas Gerais e hoje reserva um belo passeio voltado para a arte e história. A principal atração de São João del Rei é a Igreja de São Francisco de Assis, com traços de Aleijadinho e construída na segunda metade do século XVIIIl. Outra igreja que merece grande destaque é a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, uma das mais ricas e grandiosas de São João del Rei.

São João del Rei encanta ainda com belos casarões e construções históricas. Alguns dos mais bem preservados estão na Rua Getúlio Vargas, como o Solar dos Neves, o edifício onde funciona o Museu de Arte Sacra e o Solar da Baronesa. Para quem busca conhecer mais sobre a história local, boas opções são o Museu Ferroviário, especialmente se estiver interessado em fazer o passeio de Maria Fumaça, e o Museu Regional de São João del Rei. Vale dizer que uma das grandes atrações da cidade é o passeio de Maria Fumaça que liga Tiradentes a São João del Rei. Uma ótima maneira de entrar no clima histórico e conhecer as duas cidades.

SERRA DA CANASTRA – SÃO ROQUE DE MINAS

Impossível falar de Minas Gerais sem lembrar dos sensacionais queijos mineiros. E um dos mais deliciosos destinos do estado para quem ama um bom “queijim” é a Serra da Canastra, que tem como um dos principais acessos à cidade de São Roque de Minas. O destino abriga diversos produtores de queijos premiados e, de quebra, um cenário natural digno dos mais lindos de Minas Gerais, entre eles os atrativos do Parque Nacional da Serra da Canastra. A região oferece um circuito turístico riquíssimo e que agrada tanto pelas paisagens e belezas naturais quanto pela experiência gastronômica.

Um passeio pela Serra da Canastra merece um dia inteiro dedicado a visitas às fazendas produtoras de queijos. Patrimônio Cultural e Imaterial Brasileiro, o Queijo Canastra pode ser experimentado in loco na Estância Capim Canastra, onde há um lindo espaço para jantares especiais; no Sítio Bela Vista, onde a prosa com o Ivair vai longe e o queijo é maravilhoso; na Fazenda São Bento, com a chance de comprar in loco o famoso queijo do Zé Mário; e na fazenda Pingo do Mula, onde uma maravilhosa vivência permite ao turista produzir queijo, fazer degustação com diversos níveis de maturação e ainda saborear uma deliciosa refeição em meio ao cenário da Serra da Canastra. Ao voltar para BH, não deixe de passar ainda pelo Queijo do Serjão, em Piumhi, conhecido pelo raro mofo branco na produção do Canasta.

Se o seu foco são as belezas naturais e lugares bonitos em Minas Gerais, visite a nascente do Rio São Francisco, no Parque Estadual da Serra da Canastra, e também a magnífica Cachoeira Casca d’Anta (maior queda d’água do São Francisco), com diversas piscinas naturais nos arredores. As atrações podem ser conhecidas em um mesmo dia em passeio a partir de Capitólio e, com um pouco de sorte, você ainda terá o privilégio de avistar muitas aves e animais como o tamanduá-bandeira e o veado campeiro.

TIRADENTES

Tiradentes está entre os mais charmosos destinos de Minas Gerais. Com ruas de pedra e cercada por casarios coloniais coloridos, Tiradentes é linda, tranquila, fotogênica e muito convidativa a dias de descanso. Bem pequenina e sem muitas obrigações turísticas, Tiradentes é facilmente explorada e rende uma viagem bem relaxante. Tudo regado ao melhor espírito mineiro e um delicioso roteiro gastronômico! Convidativa ao deleite e à arte de flanar, Tiradentes é destino para quem busca os pequenos prazeres da vida.

Para vivenciar Tiradentes, vista um calçado confortável, prepare-se para belas caminhadas e comece pelo Centro Histórico. Entre uma rua e outra, visite a Igreja Matriz de Santo Antônio, o Museu Casa Padre Toledo, a Igreja Nossa Senhora do Rosário e o Museu de Sant’Ana, sem esquecer das capelas que formam os Passos da Paixão de Cristo e são alguns dos cenários mais característicos de Tiradentes. Sente-se à sombra do Largo das Forras, aprecie o cenário do Chafariz de São José e encante-se com todas as belas lojas de arte, artesanatos e móveis rústicos da região. Vale, inclusive, uma visitinha à vizinha Bichinho. Sempre com uma paradinha para degustar os doces, queijos e inovadores menus locais. Não falta o que fazer em Tiradentes e você rapidamente vai se apaixonar pela cidade!

O que você acha desse destino, deixe seu comentário:
Solicite um orçamento para este destino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *